OUTROS TIPOS DE EDIFÍCIOS

.......
 
Rua das Salgadeiras, 6, 8, 
Rua Diário de Notícias, 2
Prédio do Bairro Alto anterior ao Terramoto, conservado na sua feição primitiva. 4 pisos e águas-furtadas, incluindo s/loja. Uma escada em cada fachada.
Trav. da Arrochela, 6-22, 
Rua da Cruz dos Poiais, s/nº
Extenso bloco de 2 pisos com unidades de 4 fogos. Habitações do r/c com entrada independente.
Rua do Terreirinho, 102, 104-108, 
Calçada de Agostinho de Carvalho
Prédio alto, com 5 pisos e águas-furtadas, no coração da Mouraria. Exemplo raro de janelas da escada desniveladas, acompanhando o nível dos patins. Construção provável do século XVII.
Largo do contador-Mor, 8, 9, 11-14/17-21
Bloco de habitações de dimensões invulgares para a época, com várias escadas iluminadas por óculos, servindo 2 fogos/piso. Telhados de 4 águas, em pirâmide, de tipo anterior ao Terramoto de 1755.
Trav. do Olival, a Santos, 4-14,
Rua do Olival, 37
Construção provavelmente do século XVII, com águas-furtadas acrescentadas no final do século XIX. Esquema distributivo muito regular, com duas escadas, e nível de construção e traçado invulgar para a época. Fachada conservada de acordo com a traça primitiva, incluindo as grades das sacadas. 
Rua dos Bacalhoeiros, 8
Grande e único edifício anterior ao Terramoto, da época de D. João V, conhecido por casa das varandas. Originariamente com 5 pisos, foram-lhe acrescentados mais dois e águas-furtadas no século oitocentos. Rico trabalho em cantaria e nas varandas de balaústres.


Prédios e Vilas de Lisboa

Página mantida pelo Núcleo de Arquitectura do LNEC
Sugestões: [email protected]